Envio gratuito para encomendas superiores a 40€ em Portugal Continental.

    Sem Produtos Favoritos

Dão Doc

É o rio Dão que dá o nome a esta região inserida na zona das Beiras e que faz parte de 1 das três sub-zonas, a Beira Alta. Oficialmente demarcada em 1908, a região do Dão é uma das mais antigas regiões vinícolas de Portugal. Aqui encontramos a mais alta Serra de Portugal, a Serra da Estrela com cerca de 2.000 metros de altitude. Esta e as serras do Caramulo e da Nave acabam por delimitar a região.  

As 3 serras são o abrigo do Dão, protegem das influências Atlântica, Mediterrânea e Continental. Este enclave conhecido pela chuva abundante (600mm) em especial no Outono, Inverno e as noites frescas nos dias quentes de Verão, origina uma panóplia de vinhos distintos. 

Os solos encontram-se sobre uma placa de granito, são maioritariamente arenosos e muito pobres. Este tipo de solo em conjunto com as condições climatéricas do Dão, permitem produzir vinhos elegantes e de requinte. 

Vinhas do Dão

As vinhas do Dão, assentadas em planaltos de solos graníticos de pouca profundidade, produzem vinhos encorpados com elevada capacidade de envelhecimento em garrafa. 

Esta região, onde as vinhas predominam entre as cotas de 400-500 m, podendo ir, no entanto, até aos 800 m, possui solos graníticos geralmente de baixa fertilidade, com afloramentos xistosos a Sul e a Poente.

Castas dos Vinhos do Dão

Na região do Dão produzem-se vinhos com características muito singulares, originadas de uma grande diversidade de castas, onde se destacam vinhos tintos com carácter, vinhos brancos elegantes, espumantes equilibrados e vinhos rosé frutados.  

As principais castas de vinho tinto desta região são Aragonez, Tintra Roriz, Touriga Nacional, Jaen e Alfrocheiro. No que diz respeito às castas de vinho branco, Malvasia Fina, Barcelo, Bical ou Terrantez são as mais abundantes. 

Os vinhos tintos produzidos no Dão Doc são caracterizados por aveludados e encorpados, têm um sabor complexo e aroma de frutas maduras. Os brancos por sua vez são suaves e frescos, apresentando um aroma frutado e floral. Por último, os espumantes, elegantes e de bolha fina, são frescos e com aroma de frutas. 

Para Provar os Vinhos da Região do Dão

Portes Grátis com a Subscrição da Newsletter

Seja o primeiro a saber todas as novidades e promoções