Envio gratuito para encomendas superiores a 40€ em Portugal Continental.

    Sem Produtos Favoritos

Bairrada Doc

Em Portugal são raros os locais onde os solos têm PH alto (solos básicos). A maior parte deles estão situados na Bairrada, dividida em 3 sub-zonas, tratando-se de uma região com altitude baixa que se desenvolve numa faixa litoral, de influência atlântica, fazendo com que as temperaturas sejam de chuva durante o Outono e Inverno e fresco durante os meses do crescimento vegetativo da videira. 

A Bairrada é uma daquelas regiões portuguesas com grande personalidade. Apesar da sua longa história vínica, a certificação da região é recente. A Denominação de Origem Controlada (DOC Bairrada) para vinhos tintos e brancos é de 1979 e para espumantes de 1991. 

A região da Bairrada foi uma das primeiras regiões nacionais a adotar e a explorar os vinhos espumantes, estilo que continua a ser acarinhado na região. O clima fresco e húmido favorece a sua elaboração, proporcionando uvas de acidez elevada e baixa graduação alcoólica. 

Vinhas da Bairrada

As vinhas destinadas à produção de produtos com denominação “Bairrada” devem cumprir com o regulamento que indica que as vinhas devem estar inseridas em solos calcários pardos ou vermelhos, em solos litólicos húmidos ou não húmidos.  

Estas explorações vinícolas mais representativas são de dimensão reduzida, falamos de uma área ocupada pelas vinhas que não ultrapassa os 10 000 hectares.  

De grandes e remotas tradições, a Bairrada é terra de muitos e bons vinhos, produzidos com castas de alta qualidade, como é o caso do nosso Cabo da Roca Reserva Especial Baga. 

Castas dos Vinhos da Bairrada

A casta Baga tem dominado ao longo dos tempos a paisagem vitícola desta região. Os vinhos tranquilos e espumantes aqui produzidos são caracterizados pela sua acidez boa e equilibrada, isto combinado com a casta Baga faz desta DOC uma das que produz vinhos de maior elegância com frescura e taninos bem presentes. 

Esta região tem duas filosofias dispares, por um lado os vinhos de estilo clássico, ligados maioritariamente à casta Baga, a par com os novos vinhos da região, ligados a uma variedade de castas de origem nacional e internacional, incluindo as internacionais: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Syrah. 
 
A casta branca predominante é a Fernão Pires (denominada Maria Gomes na região), seguida de Arinto, Bical e Cercial. Nos tintos domina a casta Baga, acompanhada pelas castas Alfrocheiro, Tinta Pinheira e Touriga Nacional. 

Para Provar os Vinhos da Região do Alentejo

Portes Grátis com a Subscrição da Newsletter

Seja o primeiro a saber todas as novidades e promoções