Monte Cascas

Single Vineyard, Vinha das Lameiras

História do Monte Cascas Single Vineyard Vinha das Lameiras 

Olá, eu sou o Hélder Cunha, um enólogo apaixonado por enologia e focado em resgatar a essência de vinhas velhas e valorizá-las como património único que são. Nesta caminhada com a Casca Wines, a qual fundei, fiz descobertas surpreendentes e concretizei sonhos audaciosos. 

  1. Encontro com o Sr. António Branco e a Vinha das Lameiras

Na minha incessante busca por vinhas únicas, cruzei-me com o Sr. António Branco em São João da Pesqueira, no coração da região do Douro. Foi lá que descobri a Vinha das Lameiras, uma preciosidade escondida nas alturas, rica em história e tradição. 

  1. Revelando o Potencial Esquecido

Por anos a fio, as uvas desta vinha, localizada numa das zonas mais altas de São João da Pesqueira, eram apenas mais uma entre muitas na produção dos vinhos do Porto. Era desolador ver essas uvas antigas, de cachos muito pequenos e singulares, não alcançarem o seu verdadeiro potencial. 

  1. A Minha Visão para a Vinha das Lameiras

Percebi rapidamente que aquela vinha velha escondia um potencial extraordinário. Comprometi-me a transformar aquelas uvas e a revelar ao mundo o verdadeiro caráter do terroir do Douro. 

  1. Uma Nova Vida para as Uvas da Vinha das Lameiras

Decidi que era hora de dar uma nova vida a aquelas uvas. O meu objetivo era criar um vinho que refletisse a essência pura do terroir do Douro, mas também que prestasse homenagem à história e unicidade desta vinha. Uma característica marcante da Vinha das Lameiras era a sua plantação a ferro, técnica tradicional na qual o “racha fragas”, um porta-enxerto resistente, é capaz de prosperar entre as pedras de xisto. Essas pedras, cobriam todo o chão da vinha, e além de um desafio para o cultivo, eram também uma característica excecional, que conferia uma qualidade singular às uvas e, consequentemente, ao vinho.  

  1. A Vinificação e Estágio

Com um respeito profundo pela terra e pelas uvas, segui um processo de vinificação com intervenção mínima. Cada uva amadurecida nas poucas videiras que conseguiam criar um cacho, tinha uma história para contar no vinho que estava a criar. A pisa a pé permitiu uma extração suave, garantindo uma estrutura elegante, num vinho naturalmente concentrado. Após a fermentação alcoólica, o vinho evoluiu em barricas de carvalho francês, onde permaneceu por mais de dois anos. 

  1. Superando as Dificuldades

Convencer o Sr. António Branco a nos vender as uvas não foi fácil. Há muitos anos que aquelas uvas iam para o produtor de vinhos do Porto e ele não queria quebra essa tradição. Mas, o Sr. António Branco, entendeu a minha paixão e visão firme no propósito de evidenciar o valor daquelas uvas, crescidas num solo coberto por pedras de xisto que contavam a história daquela vinha. 

  1. O Nascimento do Monte Cascas Single Vineyard Vinha das Lameiras

Após superar todos os obstáculos, o Monte Cascas Single Vineyard Vinha das Lameiras foi finalmente criado. Cada garrafa é uma celebração da persistência, da tradição e da beleza do Douro. É um tributo ao legado da vinha do Sr. António Branco e à minha persistência para levar esta vinha ao reconhecimento que merece.

Um brinde à memória Sr. António Branco, por nunca ter deixado de cultivar uma vinha tão especial e por ter permitido que suas uvas excecionais fossem transformadas neste vinho magnífico.