Envio gratuito para encomendas superiores a 40€ em Portugal Continental.

    Sem Produtos Favoritos

Regional Alentejo

O Alentejo herdou dos Romanos os processos mais tradicionais de vinificação, com a fermentação em ânforas de barro, mas, a grande revolução na produção de vinho ocorreu em 1988 quando o Alentejo se tornou DOC. 

Nesta imensidão de planícies, existem 3 serras muito importantes que são as de S. Mamede (1025m), Ossa (650m) e Portel (421m). Nos seus topos formam-se microclimas. 

Na ausência de montanhas, o clima é basicamente mediterrânico e continental, influenciado por verões muito quentes e secos. Estas paisagens têm uma quantidade incontável de solos. Pode escolher argila, granito, calcário e  xisto, embora não sejam muito férteis. 

Vinhas do Alentejo

Nesta região encontramos uma imensidão de planícies a perder de vista. O clima é quente e seco com características continentais e influência mediterrânea. 

Um dos fatores mais importantes está relacionado com o número de horas de sol anual que ronda as 2000h/ano, o que favorece a maturação das uvas e acumulação de açucares e matéria corante na película dos bagos. Trata-se de uma região com solos muito hererogêneos de argila, calcário, granito ou xisto. 

Castas dos Vinhos do Alentejo

Uma das castas mais conhecida desta região, embora não seja portuguesa, é o Alicante Bouschet. Pensa-se que a casta tenha sido plantada pela primeira vez no Alentejo em 1870-1890. A grande particularidade é ser uma casta tintureira que dá bastante cor aos vinhos, ideal para vinhos com a casta Aragonez. Outra particularidade é esta casta ser um cruzamento entre Petit Bouschet e Grenache. Esta casta está há tanto tempo e tão bem-adaptada nesta região que hoje em dia é considerada a casta mais estrangeira mais portuguesa. 

Para além da casta mencionada, predominam na região de vinhos do Alentejo castas portuguesas, mas também estrangeiras. A diversidade é bastante grande nesta região, sendo que as castas brancas mais comuns são Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Rabo-de-Ovelha. Já no que diz respeito às castas tintas para produção de vinho alentejano, as castas mais comuns são o Aragonez, Castelão, Trincadeira e Alicante Bouschet. 

Para Provar os Vinhos da Região do Alentejo

Portes Grátis com a Subscrição da Newsletter

Seja o primeiro a saber todas as novidades e promoções